quinta-feira, 26 de março de 2015

LUÍS MIGUEL ROCHA (1976 - 2015)



Faleceu hoje o escritor Luís Miguel Rocha, vianense por adopção, que por diversasvezes participou na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo em várias iniciativas culturais, nomeadamente no «À conversa com…». Luís Miguel Rocha nasceu na maternidade Júlio Dinis, no Porto, no dia de São Valentim de 1976. Deram-lhe o nome do avô e de um primo paternos. Passou a infância e a adolescência em Mazarefes, Viana do Castelo.

Frequentou a escola primária de Mazarefes, a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e a Escola de Monte da Ola, completando o ensino secundário na Escola Secundária de Santa Maria Maior. Aos 16 anos escreveu o primeiro capítulo daquele que viria a dar origem, anos mais tarde, aos livros “Um País Encantado” e, posteriormente, publicado com o novo título “A Virgem”. Foi operador de câmara na TVI durante um breve período em que trabalhou na produtora que filmava as missas desse canal. Depois rumou a Londres onde exerceu funções como guionista, tradutor e, por fim, iniciou-se na actividade literária. Começou com “Um País Encantado” em 2005, mas o sucesso internacional chegou com “O Último Papa” que percorreu o mundo e o tornou no primeiro escritor português a ser bestseller do prestigiado Top do New York Times. Seguiu-se o livro “Bala Santa”, “A Mentira Sagrada” e “A Filha do Papa”. Com estes livros liderou também as tabelas de vendas no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.