terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

À conversa com... José Pacheco Pereira

No próximo dia 3 de Março, às 21,30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo,  vamos estar à conversa com José Pacheco Pereira a propósito da colecção EPHEMERA.

José Pacheco Pereira



Nasceu no Porto, em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do

painel do mais antigo debate político português: Quadratura do Círculo. É autor dos blogues «Abrupto», «Estudos sobre o Comunismo» e «Ephemera». Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objectos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o ARQUIVO / BIBLIOTECA EPHEMERA, o maior arquivo privado português.



Colecção EPHEMERA 


Com organização de José Pacheco Pereira, historiador, professor universitário, político e comentador político português, a Tinta-da-China edita a nova coleção Ephemera, em que serão publicados materiais da biblioteca e arquivos pessoais.

Pacheco Pereira reuniu ao longo de décadas o Arquivo e Biblioteca Ephemera, um acervo constituído pela biblioteca de família, pelas aquisições do próprio desde a década de 60 e por muitas doações. A coleção é constituída por uma série de inventários, catálogos, guias de referência, fontes primárias, manuscritos, correspondência, originais dactilografados, panfletos, cartazes, fotografias, autocolantes e iconografia diversa.

O arquivo constitui um universo de materiais históricos e políticos imenso e inédito, que ficará agora publicamente disponível através dos livros da coleção Ephemera. Os títulos até agora publicados são:



- Autocolantes do PPD: Catálogo 1974-1976. (2015)

- Amorzinho – Correspondência entre Maria de Lourdes e Alfredo de 1934 a -1943. (2015)

- Luz nos livros: 30 fotografias estenopeicas. (2015)

- A conquista das almas. (2016)

- Uma nova concepção de luta: materiais para a história da LUAR e da resistência armada em Portugal. (2016)



Baseado em: https://espalhafactos.com/2015/09/12/tinta-da-china-edita-nova-colecao-com-pacheco-pereira/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.