segunda-feira, 26 de março de 2018

O dia 25 de Abril de 1974 é o tema d'A CONVERSA COM ... Dois "rapazes" que o protagonizaram e dois repórteres que o testemunharam


No próximo dia 20 de Abril, sexta-feira, às 21.30 h na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vamos falar sobre o dia 25 de Abril de 1974 e estar À conversa com... Adelino Gomes (jornalista), Alfredo Cunha (repórter fotográfico), Manuel Correia da Silva (furriel miliciano) e José Alves Costa (cabo apontador).





ADELINO GOMES

Jornalista durante 42 anos na rádio, na televisão e na imprensa escrita, e Provedor do Ouvinte da RDP (2008-2010).
Destacou-se como jornalista na cobertura da “Revolução dos Cravos”.
É co-autor, com Paulo Coelho e Pedro Laranjeira, do duplo álbum “O dia 25 de Abril”, relato dos acontecimentos militares no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo e, com Alfredo Cunha do livro “Os rapazes dos tanques”.

Adelino Gomes doutorou-se em Sociologia (especialidade em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação) em 2011 pelo ISCTE-IUL.



ALFREDO CUNHA

Repórter fotográfico. Iniciou a sua carreira no “Notícias da Amadora” (1971) passando, depois, pelo “O Século” e o “Século Ilustrado” (1972), a “Agência Noticiosa Portuguesa – ANOP” (1977), e as agências “Notícias de Portugal” (1982) e “Lusa” (1987).
Cobriu, entre outros acontecimentos, o 25 de Abril de 1974, e foi fotógrafo dos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares.
Foi editor de fotografia em vários jornais e revistas, e tem publicados vários livros de fotografia.




MANUEL CORREIA DA SILVA

Furriel miliciano que, no dia 25 de Abril de 1974, comandou a chaimite “Bula” que transportou Marcelo Caetano e ministros do regime deposto para a Pontinha a caminho do exílio.
Foi, depois, empresário gráfico, até a doença o obrigar a abandonar a actividade (2011).







JOSÉ ALVES COSTA

Cabo apontador do carro de combate M 47 que, no dia 25 de Abril de 1974, desobedeceu às ordens do brigadeiro Junqueira dos Reis para disparar sobre a coluna de Santarém comandada por Salgueiro Maia.
José Alves Costa reformou-se como funcionário da fábrica de pneus Continental Mabor.



E falaremos do Livro "Os rapazes dos tanques"  - Histórias na primeira pessoa dos cavaleiros que em 1974 derrubaram a ditadura.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.