domingo, 4 de março de 2012

I Aniversário do Clube de Leitura

O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo comemorou o seu primeiro aniversário no sábado, dia 3 de Março. Motivados pela última conversa com Eugénio Lisboa, a propósito do seu livro Ler Régio, os membros do Clube (e mais alguns convidados) rumaram a Vila do Conde a Casa de José Régio e ao Centro de Documentação, situado no edifício contíguo à casa deste escritor e poeta.

… a viagem, foi primorosamente organizada pelo nosso colega José Bento.



... chegados a Vila do Conde, fomos conhecer o Centro de Documentação José Régio



Aqui, funciona o Centro de Estudos Regianos, um espaço de recepção e acolhimento aos visitantes, uma sala de exposições, um local destinado a actividades com vista à divulgação da vida e obra do poeta, para além de uma sala polivalente onde se apresenta um pequeno documentário sobre Régio e que antecede a visita ao espaço de residência.

Seguiu-se a visita à Casa onde José Maria dos Reis Pereira (José Régio) nasceu, a 17 de Setembro de 1901.


Apesar do dia chuvoso, praticamente todos marcaram presença…

Depois do almoço, ainda houve tempo para visitar a exposição permanente no edifício da Alfândega Régia, convertido em Museu da Construção Naval, e que ainda hoje mantém a traça original...

e entrar a bordo da Nau Quinhentista, ancorada em pleno coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde outrora existiram os estaleiros navais.


Aí, tivemos a oportunidade de conviver com os tripulantes que estavam a bordo
... e conhecer o capitão, o piloto, o escrivão, o capelão, o boticário, o timoneiro, o marinheiro, o grumete, o bombardeiro e a passageira que viajava para a Índia sob a protecção “d’el rei” para constituir família.
… imaginarmo-nos membros da tripulação

… e trocar impressões sobre a vida a bordo.
No final da visita, não esquecemos a foto de grupo
…e, à chegada, fomos brindados pela nossa amiga Glória com um delicioso bolo (tradicional de Mirandela?) e só não cantamos os parabéns porque estávamos na Biblioteca!
   



Para o ano, de certeza que haverá mais…
rui faria viana


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.