terça-feira, 17 de julho de 2012

Frei Fernando Ventura

Fotorreportagem da conversa com Frei Fernando Ventura na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo no dia 13 de julho de 2012.








7 comentários:

  1. Ouvi sábias palavras que nos fizeram refletir... obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Fernanda de Oliveira20 de julho de 2012 às 09:41

    Não sou de Viana e não estive presente neste evento. Mas estive noutras palestras de frei Fernando Ventura e conheço a sua obra. Este senhor é uma inspiração, uma esperança para Portugal. Parabéns pela iniciativa. Bem haja, frei Fernando Ventura.

    ResponderEliminar
  3. Cara Sr. Fernanda Oliveira:
    Eu estive presente. Ouvi todos os lugares comuns que todas as religiões e partidos políticos, sem excepção, defendem, do mais radical de esquerda à direita moderada. Que me lembre só os nazis é que (recentemente) tiveram a ousadia de defender e praticar a eliminação dos mais fracos. Todos os outros têm discursos em sua defesa, pese embora práticas diversas.
    O frei Fernando Ventura enumerou um sem número de disfunções que todos conhecemos da comunicação social e clamou para a solidariedade em sentido lato.
    Não propôs qualquer solução inovadora para além da solidariedade avulso e dos mecanismos dos Estados.
    Talvez a faça inspirar, mas, depois de expirar, ficará tudo na mesma.
    Não conheço a obra do frei Fernando Ventura. Conheci-lhe as palavras e se eu fosse capaz de dizer todas aquelas que ele disse, obrigar-me-ia a uma atitude “radical” como Jesus fez quando expulsou os vendilhões do Templo.
    Mas Jesus acabou preso e morto por desordeiro e o frei Fernando Ventura viaja pelo mundo.

    P.S.: Não assino porque tenho medo de represálias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. represálias?! de quem?!...
      ... a BMVC tem as portas sempre abertas: para entrar e para sair...

      Eliminar
  4. Como em qualquer espaço de opinião, também neste blogue podemos partilhar as nossas reflexões sobre determinado assunto. No entanto, para que esta partilha seja saudável seria bom respeitar as opiniões de todos.

    Rui Faria Viana
    (Director da Biblioteca Municipal)

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.