segunda-feira, 2 de março de 2015

À conversa com ...Inês Pedrosa

No próximo dia 20 de Março, às 21.30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vamos estar à conversa com a escritora Inês Pedrosa para apresentação do seu mais recente romance intitulado "Desamparo".

 
A Autora
 
Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação, iniciou a sua carreira jornalística em O Jornal, passando depois pelas redacções de Jornal de Letras Artes e Ideias, O Independente, Marie Claire e Expresso. Manteve durante anos uma crónica semanal no jornal  Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014 e, actualmente, é colunista do Sol. Publicou cinco romances: A Instrução dos Amantes (1992),Nas Tuas Mãos (1997, Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta ( 2002), A Eternidade e o Desejo (2007)e Os Íntimos (2010, Prémio Máxima de Literatura). Editou também duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (2005) e Do Grande e do Pequeno Amor (2006) e o livro de contos Fica Comigo Esta Noite (2003). É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires (1999), da colectânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX(2000) do livro de entrevistas  Anos Luz (2004), do livro de crónicas  Crónica Feminina (2005) da narrativa de viagem  No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padres António Vieira (2008) bem como de dois livros infantis:  Mais Ninguém Tem (1991) e A Menina Que Roubava Gargalhadas(2002). Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor (2001) e uma antologia de contos sobre a Amizade (2006). Estreou-se na dramaturgia em 2005, com a peça 12 Mulheres e Uma Cadela, a que se seguiu, em 2006 a peça Socorro, estou grávida!. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália e na Alemanha. O seu romance A Eternidade e o Desejo foi finalista do Prémio Literário Portugal Telecom.
Desamparo, editado em 2015, é o mais recente romance, mas a autora tem já 22 livros publicados, entre romances, contos, crónicas, biografias e antologias. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália e na Alemanha. Romances (todos publicados pela Dom Quixote): A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo, Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura) e Dentro de Ti Ver o Mar.
 
O Livro
 
A saga de uma mulher, Jacinta Sousa, que foi levada do colo da mãe para o Brasil aos três anos e regressa para a conhecer mais de cinquenta anos depois é o ponto de partida deste extraordinário romance de Inês Pedrosa.
“No Brasil eu sempre fui a Portuguesa; em Portugal, passei a ser a Brasileira".
Numa escrita inteligente, límpida e plena de humor, a autora cria um universo singular, uma aldeia em que se cruzam personagens e histórias de vários continentes.
Emigrações e imigrações de ontem e de hoje, seres solitários e escorraçados que procuram novas formas de vida, enquanto tentam sobreviver à maior depressão económica das últimas décadas.
O amor, a traição, o poder, a inveja, o ciúme, a amizade, o crime, o medo, a vingança e sobretudo a morte atravessam este livro que faz a radiografia do Portugal contemporâneo, num enredo cheio de força e originalidade
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.