segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

À conversa com ... JÚLIO MACHADO VAZ e INÊS MENESES

No próximo dia 8 de Fevereiro (2019), sexta feira, às 21.30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vamos estar à conversa com JÚLIO MACHADO VAZ e INÊS MENESES a propósito do  livro O AMOR É.



Júlio Machado Vaz


Nasceu no Porto, em 1949. Médico psiquiatra,  professor universitário e autor de quase vinte livros, colabora há várias décadas com a imprensa, a rádio e a televisão.

De entre os livros que publicou, destaca-se Era uma Vez um Professor; na rádio, marcou gerações com O Sexo dos Anjos; e, na televisão, ninguém esquece Sexualidades.



Inês Meneses

Nasceu em Lisboa, em 1971, mas cresceu em Mindelo. Estreou-se em rádio em Vila do Conde, esteve doze anos na TSF e está na Radar há treze. Colabora com a Antena 1 e com o Expresso. Assinou na imprensa a crónica O Sexo e a Cidália durante mais de dez anos. Publicou recentemente o livro Amores Impossíveis.


*****


«A transversalidade, a inteligência e a tentativa da compreensão dos outros são as marcas do livro. O Júlio não apostou, em minha opinião bem, na biologia e no darwinismo puro e duro. Por exemplo, quando surgiram as histórias dos  cancros de Brel e Jojo e o suícidio da filha de Serge Reggiani, decidiu não utilizar os conceitos da antropologia/psicologia evolutiva. Ainda bem que o professor de antropologia médica resistiu à deformação profissional. É verdade que fez uma incursão com muita graça sobre a monogamia e a poligamia; e que os diálogos têm algumas peças, raras, quase brejeiras, engraçadíssimas, protegidas pela cumplicidade e a delicadeza. A opção foi contar as histórias das pessoas no mundo das emoções, dos sentimentos, da consciência e da vida. É isto "O Amor É".»

Do Prefácio de Manuel Sobrinho Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores do blogue reservam-se, desde já, o direito de moderar os comentários e não publicar os que julgar ofensivos, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.